História do Hardanger


Hardanger bordados ou "Hardangersøm" é uma forma de bordado tradicionalmente trabalhado com fio branco no branco mesmo pano de tecelagem, utilizando fio contado e técnicas de trabalho elaborado discussão. É chamado às vezes bordado whitework.

História: A origem exata do bordado Hardanger não são conhecidos mas é pensado para ter o seu início na Pérsia antigas e Ásia. Durante o renascimento desta forma primitiva de bordado espalhar a Itália, onde ele evoluiu para reticella italiano e rendas de Veneza. Em 1700 as variações deste tipo de bordado tinha se espalhado para o norte da Europa onde desenvolveu-se mais em dinamarquês e holandês Hedebo, Scottish trabalho Ayrshire e rendas Ruskin, assim como norueguês Drawn Trabalho, como era então chamado. 

No período entre 1650-1850 Hardangersom (que significa: o trabalho da área de Hardanger) floresceram na Noruega. Linho foi cultivado, cardadas, fiado e tecido em tecido branco e discussão que foi usado para fazer e decorar os itens tradicionais do traje norueguês chamado bunads (aventais longos ), bem como outros itens de vestuário e roupas de uso doméstico, como tapetes, cortinas e colchas.